O tempo é poderoso. Já falei noutros escritos que ele é dual. Ele carrega em si um paradoxo. Ou alivia dores ou revive dores. Ou nos faz tentar esquecer ou nos traz as mais vívidas lembranças. Então, essa pequena reflexão será sobre o tempo e seu dinamismo.
Esse que vos escreve era, tempos atrás, um ser sedentário e com uma obesidade a qual qualifico como melancólica. O que seria isso? Seria, no concreto, um peso pouco saudável e, no abstrato, uma representação triste e infeliz de mim mesmo. Uma pessoa que vagava perdida no seu propósito e no seu sentido de vida.
Eis que encontrei as artes marciais. Nos dias de hoje, sou praticante regular de três (Jiu-Jitsu, Luta Livre Esportiva e Thaikickboxing) e, com elas, a melancolia abstrata descrita acima foi se esvaindo. Com elas, fui encontrando mais sentido e mais propósito.
Durante a jornada, os vocábulos sacrifício, doação, resiliência, respeito, marcialidade, amizade, disciplina e superação foram se materializando em mim. A consequência deles é a conquista. Portanto, sou feliz em ter conquistado a faixa preta de Luta Livre Esportiva e de Jiu-Jitsu e manterei o foco para conquistar de Thaikickboxing. O senhor tempo permite mudanças quando queremos mudar.
Régis Barros