Hoje, agora há pouco, fui graduado na faixa preta de Jiu-Jitsu pela equipe Juquinha Jiu-Jitsu (Brasília/DF/Brasil). Meu mestre (Juquinha), um dos referenciais da arte suave no Brasil e no mundo, confiou a mim essa responsabilidade. Quanto orgulho! Quanta felicidade! Quanta honra!
Há, portanto, a partir de então, uma grande missão, pois o faixa preta precisa ser, de fato, um praticante da arte marcial, um competidor da arte marcial e, mais ainda, um educador em defesa da arte marcial e da sua equipe. Logo, ética, respeito, marcialidade, treino, aprendizado e ensino precisam estar incorporados naquele que conquistou a sonhada faixa – a faixa preta.
Sinto isso e percebo-me com essa missão. A jornada foi dura. Como deve ser para todos. A faixa preta é conquistada. É preciso merecê-la. Vários anos de dedicação e sacrifício. Uma jornada que teve dor e doação. Foi preciso ser resiliente às várias intempéries da vida e do corpo. Foram várias lesões. Algumas cirúrgicas. Então, hoje, é um dia para comemorar. Amanhã, tudo volta ao normal com treinos, preparação e competições. No meu caso, tudo isso acontecerá intercalado com uma nova cirurgia.
Sim, preciso terminar o texto ressaltando o que tentei escrever acima. Em resumo, hoje, eu conquistei a faixa preta de Jiu-Jitsu depois de uma longa caminhada. Na luta, há aforismos interessantes e terminarei essa confissão de felicidade com um deles: “o faixa preta foi uma faixa branca que nunca desistiu!”
Régis Barros
Hoje, aos 47 anos, consegui conquistar a faixa preta na Luta Livre Esportiva e no Jiu-Jitsu. Depois de uma jornada no início da vida na carreira acadêmica, eis que caminho e encontro paz e plenitude nas artes marciais e nos tatames. A conquista dessa graduação é uma vitória. Isso é fato. Quem é praticante de alguma arte marcial sabe o quanto é difícil essa conquista. Mas, entendo que é só o começo. Agora que tuso começou. Vamos para frente. Continuando a mesma pegada e o mesmo empenho nas duas artes em que fui graduado preta e, também, no thaikickboxing, que sou marrom.